Mundo

09/12/2018 | domtotal.com

Metade dos russos teme Terceira Guerra Mundial por conflito sírio

Desde seu início, em 2011, o conflito sírio deixou mais de 300.000 mortos e provocou o deslocamento de mais da metade da população síria.

(28 out) Combatentes rebeldes disparam durante uma ofensiva contra as forças do governo no oeste de Aleppo, Síria
(28 out) Combatentes rebeldes disparam durante uma ofensiva contra as forças do governo no oeste de Aleppo, Síria Foto (AFP)
Local atingido por forças leais ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, no distrito de al-Shaar de Aleppo.
Local atingido por forças leais ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, no distrito de al-Shaar de Aleppo. Foto (Saad AboBrahim/ Reuters)

Quase metade dos russos temem que as tensões entre a Rússia e o Ocidente envolvendo o conflito sírio provoquem a Terceira Guerra Mundial, segundo uma pesquisa do instituto independente Levada publicada nesta segunda-feira.

A pesquisa, realizada na semana passada em 48 regiões, indica que 48% dos russos temem que "o atual agravamento das tensões entre Rússia e Ocidente degenere em uma Terceira Guerra Mundial".

Em julho, apenas 29% dos interrogados temiam um conflito global.

Esta pesquisa também mostra que 52% dos russos apoiam os bombardeios de sua aviação na Síria, mas 32% consideram que estes ataques pioraram a imagem da Rússia no mundo.

A aviação russa iniciou sua intervenção na Síria em 30 de setembro de 2015 para apoiar o presidente Bashar al-Assad. Embora Moscou afirme que só ataca "alvos terroristas", os países ocidentais acusam os russos de bombardear os opositores do regime sírio e de destruir infraestruturas civis, especialmente em Aleppo, no norte do país.

Um total de 49% dos interrogados opinou que a Rússia tem que "seguir intervindo no que ocorre na Síria" e 28% declararam que não deveria seguir envolvida no país árabe.

Desde seu início, em 2011, o conflito sírio deixou mais de 300.000 mortos e provocou o deslocamento de mais da metade de sua população de 18,5 milhões de habitantes.


AFP

TAGS


EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!

Comentários


Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.


Instituições Conveniadas