Religião

02/05/2017 | domtotal.com

Dinamarca expulsa seis pregadores radicais estrangeiros

Governo realiza uma campanha contra as opiniões radicais após a divulgação de um documentário sobre os sermões radicais pronunciados nas mesquitas dinamarquesas.

Policiais dinamarqueses, em Copenhagen, em 10 de março de 2016
Policiais dinamarqueses, em Copenhagen, em 10 de março de 2016 (Scanpix Denmark/ AFP)

A Dinamarca publicou nesta terça-feira uma lista de seis estrangeiros acusados de fomentar o ódio, cinco pregadores muçulmanos e um pastor evangelista islamófobo, todos expulsos do país por um período de dois anos, que pode ser prorrogado.

Os afetados são dois sauditas, um canadense, um sírio e dois americanos, entre eles o pastor Terry Jones, que chamou a atenção da opinião pública ao queimar exemplares do Corão em 2011.

A lista envia "um sinal claro de que os furiosos pregadores religiosos itinerantes que tentam minar nossa democracia e nossos valores fundamentais de liberdade e direitos humanos não são bem-vindos na Dinamarca", afirma um comunicado divulgado pelo ministério da Imigração e Integração.

O governo de centro-direita realiza uma campanha contra as opiniões radicais, desde que anunciou a criação da lista em março de 2016, após a divulgação de um documentário filmado com câmeras escondidas sobre os sermões radicais pronunciados nas mesquitas dinamarquesas.

Os principais partidos políticos do país, incluindo os social-democratas e o Partido do Povo Dinamarquês (direita anti-imigração), apoiam a ação do governo contra os pregadores extremistas.

Em 2015, um jovem dinamarquês de origem palestina, que adotou o islã radical na prisão, matou duas pessoas diante da sinagoga de Copenhague.

No mesmo ano, o governo retirou a nacionalidade dinamarquesa de um marroquino que havia obtido a cidadania em 1988, depois que o homem divulgou livros de um pregador próximo à Al-Qaeda.

O país nórdico provocou em 2005 violentas manifestações de muçulmanos em todo o mundo depois que o jornal Jyllands-Posten publicou charges do profeta Maomé.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias