Brasil

13/02/2020 | domtotal.com

Presidente chileno diz que apesar dos protestos contra o governo, não renunciará

Se engana quem pensa que Mariana e Brumadinho foram o pior. Em Itabira, 500 milhões de metros cúbicos de lama e lixo de minério já provocam uma tragédia humana e ecológica a céu aberto.

teste
teste (teste)

Antes de tudo, que fique bem claro: a Vale do Rio Doce é uma puta empresa — nos dois sentidos. A Vale é ótima, a Vale é péssima. Para contar o que faz de bom, há a milionária propaganda da mineradora, comunicadores áulicos e um exército de bajuladores formado principalmente por funcionários da companhia e parentes. Raro é gente incorruptível, com conhecimento, coragem e disposição para mostrar o lado cruel da atividade que a tornou a segunda maior mineradora do planeta, que abastece o mundo de minério há quase 80 anos.

Itabira, onde nasceu a Companhia Vale do Rio Doce, como abastecedora de minério para fabricação de armas contra Adolf Hitler, é a avant première do fim do mundo, cenário pronto e permanente para filmes pós-apocalípticos — só falta Hollywood descobrir. A criação da empresa por Getúlio Vargas, em 1º de junho de 1942, pôs a então pacata cidade mineira como protagonista de uma imensa maquinação de quatro faces. Diplomática — destinação, via Acordos de Washington, da empresa anglo-americana Itabira Iron Ore Company, dona de terras itabiranas com as maiores reservas minerais conhecidas; econômica — a fundação da própria companhia, um dos principais motores do Brasil; militar — fornecimento aos Aliados de matéria para a indústria bélica; e política — acertos que resultaram na entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

TAGS




Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.