Cultura TV

22/11/2016 | domtotal.com

Geddel, o espigão e Downton Abbey

Geddel, marotamente, deve se sentir como um daqueles velhos barões baianos do cacau.

É isso! Geddel deve ser a reencarnação do Marcito.
É isso! Geddel deve ser a reencarnação do Marcito. (Reprodução)

Por Alexis Parrot*

A saída do ministro da Cultura, Marcelo Calero, teria se dado, inicialmente, segundo a versão oficial, por divergências com outros membros do Governo Temer. O carrossel girou um pouco mais e ficamos sabendo que estes "outros membros do Governo" era um só: o secretário de governo  da presidência e homem forte de Temer, Geddel Vieira Lima. Calero acabou tornando público o motivo das tais "divergências"... Na verdade, eram pressões que sofria do baiano Geddel: este queria porque queria que o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, subordinado ao Minc, voltasse atrás em um parecer técnico sobre a construção de um arranha-céu habitacional próximo ao centro histórico de Salvador.

Tudo porque Geddel possui um apartamento nesse prédio e o parecer do técnico do IPHAN contraria a quantidade de andares proposta pela construtora. Geddel, indignado, teria reclamado com o ex-ministro a injustiça que estaria-se cometendo com os pobres diabos que adquiriram uma unidade nos andares mais altos do tal espigão de alto luxo.

Logo em seguida, Juca Ferreira, ex-ministro da pasta da Cultura nos governos Lula e Dilma joga mais farofa (ou vatapá?) no ventilador do secretário da presidência. Geddel seria dono já da cobertura do edifício. E Juca questiona se foi comprado mesmo ou dado de presente em troca de influência política para que o parecer fosse retificado segundo os interesses da construtora.

Me fez lembrar a organização espacial e social da série inglesa Downton Abbey - com a aristocracia vivendo nos andares acima e empregados nos andares abaixo. Geddel, marotamente, deve se sentir como um daqueles velhos barões baianos do cacau, que tudo podiam; praticamente um Melcke Tavares (Gilberto Martinho), o mais violento dos coronéis da novela Gabriela ... Não satisfeito em habitar no andar de cima, quer logo a cobertura - para ficar mais acima ainda. E que ninguém se meta em seu caminho, rumo ao topo. (Calero que o diga).

Se fosse inglês, Geddel certamente ouviria da língua ferina de Lady Violet (Maggie Smith) algo como: "Não satisfeito com o poder, ele agora quer olhar a todos de cima para baixo - literalmente!"

O espigão - agora em Salvador!

Em O Espigão, novela de 74, Dias Gomes já comentava (com humor e ironia típicos) os perigos da especulação imobiliária.  Milton Moraes faz um empresário obcecado com a construção de um espigão de 50 andares em Botafogo. Para tanto, a família Camará deve decidir se vende ou não sua propriedade de mata verde para o empreendedor. Dos três irmãos, o único que quer passar o terreno nos cobres é o playboy Marcito vivido por Carlos Eduardo Dolabella - para torrar a fortuna que almeja ganhar com mulheres e mais mulheres.

É isso! Geddel deve ser a reencarnação do Marcito. Será que, como o playboy da novela, ele faria qualquer coisa para conseguir as vantagens que deseja ?

A seguir, cenas dos próximos capítulos... Após a suspeita levantada por Juca Ferreira, convido a todos para acompanhar o noticiário político (esperemos que não se torne assunto para as páginas policiais). No final, vamos descobrir se essa história toda é mesmo ou não um remake de novela.

(Novela, aliás, que estamos cansados de assistir.)

*Alexis Parrot é diretor de TV e jornalista. Escreve às terças-feiras sobre televisão para o DOM TOTAL.

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.

TAGS




Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos

Não há outras notícias com as tags relacionadas.