Religião

30/05/2017 | domtotal.com

Pontifício Colégio Urbano vence pela terceira vez a Clericus Cup


O Pontifício Colégio Urbano venceu, no último sábado (27/05), a Clericus Cup, campeonato pontifício de futebol para sacerdotes e seminaristas, batendo de 2 a 0 a Pontifícia Universidade Gregoriana. 

Os dois gols dos “Leões da África” foram feitos pelo ugandense Robert Ssekate e pelo nigeriano Basil Mbah que realizou sua quarta final consecutiva e o terceiro sucesso com a camisa amarela e branca do Seminário de Propaganda Fide.

Com o apito final do juiz, explodiu a alegria dos torcedores dos “Leões da África” que com cornetas, coros zulus e danças fizeram festa com os jovens seminaristas africanos do Pontifício Colégio Urbano. 

Na final mariana pelo bronze, o Mater Ecclesiae bateu de 4 a 3 o Redemptoris Mater.

O Pontifício Colégio Urbano, depois das vitórias de 2014 e 2015, volta pela terceira vez a inscrever seu nome na Copa com Saturno, erguida pelo capitão do time Romeo Ntsama da República de Camarões, após a entrega das mãos do Presidente do Centro Esportivo Italiano (CSI), Vittorio Bosio, e do assessor eclesiástico nacional Pe. Alessio Albertini.

O Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, assistiu à final do campeonato e entusiasmado disse: “A Clericus Cup é o estímulo por um encontro eclesiástico das novas gerações. Num mundo dividido, podemos dar exemplo de comunhão não somente no estudo das ciências, mas também no esporte.”

Foram também premiados: como melhor jogador do campeonato Mark Paver da Universidade Gregoriana, como melhor goleiro Carlos Silva do Colégio Pio Brasileiro que antes de optar pela vida sacerdotal jogou no Goiás, e como melhor treinador Mario Caioli da Pontifícia Universidade Gregoriana. 

Houve 404 inscritos, incluindo os responsáveis pelos times, de 66 nacionalidades diferentes, protagonistas deste campeonato de futebol. 

México e Brasil os países com mais representantes, com 29 e 26 atletas. A Itália contou com 24 jogadores de vários seminários. A Nigéria 23. A seguir, França, Ucrânia, Espanha e Estados Unidos.
 
A Clericus Cup é promovida pelo Centro Esportivo Italiano, pelo Departamento de Lazer, Turismo e Esporte da Conferência Episcopal Italiana (CEI), pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida, e pelo Pontifício Conselho para a Cultura. 


Rádio Vaticano

TAGS




Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.