Mundo

21/02/2022 | domtotal.com

Japão diz que por erro 23 passageiros deixaram o cruzeiro sem ter feito teste


Passageiros que desembarcarem do Diamond Princess terão que ficar 14 dias em quarentena
Passageiros que desembarcarem do Diamond Princess terão que ficar 14 dias em quarentena (Philip FONG/AFP)

Mais de 100 passageiros receberam autorização para desembarcar do cruzeiro Diamond Princess neste sábado (22), após o ministro da Saúde do Japão ter se desculpado pela liberação de outros 23 que tinham deixado o navio sem ter sido devidamente submetidos aos testes de contaminação.

A notícia surgiu depois que uma japonesa que havia deixado o navio na última quarta-feira foi confirmada com o vírus após ter voltado para casa, em Tochigi Prefecture, segundo a agência Kyodo.

Ela é a primeira pessoa a ter resultado positivo para o teste do novo coronavírus entre o grupo de aproximadamente 970 passageiros que desembarcaram nesta semana, segundo informações.

Durante uma coletiva de imprensa neste sábado, o ministro japonês Katsunobu Kato se desculpou pelos 23 passageiros que foram autorizados a deixar o cruzeiro sem serem submetidos a todos os testes necessários.

"Nós lamentamos profundamente que o nosso erro operacional tenha causado essa situação", declarou Kato, acrescentando que os passageiros farão novamente os testes.

Os 100 passageiros que deixaram o cruzeiro nesta sábado estiveram em contato com pessoas infectadas a bordo, de acordo com a imprensa japonesa.

Eles faziam parte do último grupo de passageiros japoneses a deixar o navio, enquanto alguns estrangeiros permanecem a bordo esperando que seus governos venham resgatá-los.

Segundo as autoridades, o grupo que deixou o navio neste sábado ficará em quarentena por duas semanas em local próximo a Tóquio.

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do navio, mais de 630 contraíram o coronavírus que apareceu pela primeira vez em dezembro na China e depois se espalhou para vários países, especialmente na Ásia.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.